UNEB - Universidade do Estado da Bahia

 

A Universidade do Estado da Bahia - UNEB é uma instituição pública, gratuita, mantida pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Educação. Está presente geograficamente em todas as regiões do Estado, estruturada no sistema multicampi.

A complexidade de sua estrutura está diretamente ligada ao seu papel social, pois possui 29 Departamentos sediados na capital e em 24 centros regionais de médio e grande porte. Além disso, a Rede UNEB 2000, um programa especial em convênio com prefeituras municipais, faz-se presente em aproximadamente 137 municípios, para graduar professores em exercício na rede pública. Nos seus diversos cursos de graduação, o aluno tem acesso a um sistema de biblioteca informatizada, laboratórios e equipamentos de informática, que garantem as atividades de ensino.

Abrigando 36 cursos de graduação, 7 de mestrado e 1 doutorado a UNEB desenvolve também Pesquisa, possuindo programas de iniciação científica e bolsa de monitoria para os seus estudantes, em pleno funcionamento.

Na área de tecnologia de informação a UNEB abriga o ACSO - Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais, núcleo de pesquisa da universidade, formado por determinado conjunto de pesquisadores do Departamento de Ciências Exatas e da Terra, Campus I - DCET I, têm por objetivos abrigar atividades de pesquisa, ensino e extensão, além de fornecer o devido suporte para pesquisas dos alunos de graduação da UNEB e contribuir para a formação continuada dos Professores da UNEB e de instituições acadêmicas da Bahia e do Brasil.

Atualmente o ACSO atua em pesquisa, ensino e extensão. Presta à comunidade acadêmica, industrial, comercial e governamental serviços com qualidade na área de processamento de alto desempenho, utilizando computação paralela com memória distribuída, em especial clusters de computadores e grids computacionais. Atualmente abriga a linha de Computação de Alto Desempenho objetivando trabalhar na criação de uma infra-estrutura tecnológica e humana entre diversos grupos dedicados ao campo da informática e com experiência na área de aplicações científicas potencialmente usuárias da tecnologia de Clusters de Computadores e Grids Computacionais.

Além da linha de C.A.D., o ACSO investiga e desenvolve agentes robóticos autônomos que “raciocinam” sobre experiências obtidas, tomam decisões, são capazes de atingir metas específicas sob restrições de tempo e recursos. Integram planejamento reativo e deliberativo de atividades, são capazes de colaborar (colaborativos) com outros agentes para resolver problemas e realizar tarefas complexas e são capazes de aprender (adaptativos) à medida que adquirem experiência.

 

Membros da Rede

 

Nome Titulação Principal Área de Formação/Atuação
Josemar Rodrigues Dr.  
Leandro Coelho Dr.  
Marco Simões Atc. Dr.  

«  Novembro 2017  »
DoSeTeQuQuSe
1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930